☑️ 11/12/2023
Vamos verificar agora nossas atualizações!😉
Atualizado
Vamos verificar agora nossas atualizações!😉
Atualizado
Agora o nosso sistema possui uma integração com a Saipos feita por nós. Essa integração está disponível na tela de integrações.
Integração não disponível para mesas e comandas.
Para usar a integração o cliente irá precisa do IdPartner, que pode ser obtida através do suporte da Saipos. O suporte deles irá pedir o Código da loja no nosso sistema, essa informação é mostrada na janela da integração da Saipos no nosso sistema.
Após informar o IdPartner é necessário ativar a integração, por padrão ele fica desativada. Após ativada, caso o estabelecimento queira pausar a integração por um momento é só ir nas configurações da integração e desativá-la.
Para a integração funcionar corretamente, é necessário vincular os produtos do nosso sistema com os produtos da Saipos, semelhante ao que é feito no iFood. É importante destacar nas integrações envolvendo vínculo de produtos, o ID dos produtos no sistema que irá receber o pedido via integração deverá ser cadastrado no sistema que irá enviar os pedidos.
No caso da integração com o iFood, o nosso sistema recebe os pedidos que o iFood envia, então os códigos internos dos nossos produtos devem ser cadastrados no iFood. No entanto, ao integrar-se com a Saipos, seguimos o caminho oposto: nós enviamos os pedidos para a Saipos. Consequentemente, os códigos internos dos produtos na Saipos devem ser cadastrados no campo Código PDV dos produtos em nosso sistema. Na Saipos o código PDV dos produtos e complementos podem ser consultados na tela abaixo.
Além do vínculo dos produtos, é importante também vincular as formas de pagamento.
Dentro do sistema da Saipos, abra o menu principal e selecione a opção Canais de Venda e Integrações.
A seguir, é necessário localizar a opção Cardápio Web, certificando-se de que a integração esteja ativa ao verificar se a caixa de seleção está marcada. Em seguida, clique no ícone da engrenagem para acessar as configurações adicionais.
Na tela de configurações que será exibida, você encontrará as configurações de pagamento da integração. Algumas formas de pagamento podem estar previamente cadastradas por padrão. O ponto principal aqui é garantir que toda forma de pagamento em nosso sistema possua uma forma de pagamento equivalente na Saipos.
Para facilitar essa verificação, na integração da Saipos no nosso sistema tem o botão VER FORMAS DE PAGAMENTO. Ao clicar nele será aberta uma janela com todas as formas de pagamentos ativas do estabelecimento no nosso sistema. Cada forma de pagamento é traduzida para três informações que são enviadas para a Saipos: código, complemento e se é pagamento online ou não.
Como exemplo, o pagamento via PicPay em nosso sistema é transmitido para a Saipos com o código OTHER, acompanhado pelo complemento picpay e com a indicação que não é online. Na tela de configuração da Saipos, é necessário encontrar a correspondência exata para essa combinação, identificando qual forma de pagamento na Saipos equivale a essa configuração específica.
⚠️ Fluxo da integração:
Quando um pedido chega ao nosso sistema ele é automaticamente enviado para a Saipos, exceto:
Pedidos de mesas e comandas.
Pedido iFood. Se quiser uma a integração com o iFood o recomendado é utilizar a integração da Saipos com o iFood.
Pedido com Pix automático antes do pagamento ser confirmado.
Quando um pedido é cancelado no nosso sistema ele também é cancelado na Saipos.
Quando o status do pedido muda no nosso sistema, o status não muda na Saipos.
Quando o status do pedido muda na Saipos, o status é atualizado no nosso sistema.
Pedido integrado com sucesso à Saipos -> Confirmado (CW), se o pedido estivar no status de Pendente.
Aguardando entrega (Saipos) -> Esperando retirada (CW), para pedidos de retirada e consumo no local.
Saiu para entrega (Saipos) -> Saiu para entrega (CW), para pedidos de delivery.
Concluído (Saipos) -> Concluído (CW)
Cancelado (Saipos) -> Cancelado (CW).
Nosso sistema possui agora também uma integração com a Eclética feita por eles através da nossa API Open Delivery.
Semelhante à integração com a Saipos, é importante vincular os produtos entre os dois sistema, pegando o código interno dos produtos na Eclética e informando eles no campo Código PDV dos produtos no nosso sistema.
Como a integração é via Open Delivery, as informações para realizar a integração estão na seção Open Delivery do nosso sistema.
Para ativar a integração na Eclética, serão necessárias três informações, todas disponíveis nas configurações da Open Delivery no nosso sistema: ID do estabelecimento, Segredo do estabelecimento e URL base.
Além disso, a Eclética irá fornecer o ID Open Delivery do estabelecimiento no sistema deles, esse ID deve ser informado nas configurações do Open Delivery, no campo ID do estabelecimento no outro sistema.
Com isso a integração estará feita e os pedidos que chegarem ao nosso sistema serão automaticamente enviados para a Eclética. Além disso, os status dos pedidos serão sincronizados entres os dois sistemas.
Estamos trabalho no nosso módulo de gestão de entregas, este módulo terá 3 funcionalidade principais:
Link do entregador
Gestão de rotas de entrega
Mapa de calor dos pedidos
Nesse primeiro lançamento será liberado apenas o link do entregador. Por enquanto, poucos clientes terão acesso a esse módulo pois ele ainda está em fase de testes e validação. Esse módulo só será liberado para todos os clientes após o lançamento da parte 2 (Gestão de rotas de entrega) e ele será um módulo pago, com preço a ser divulgado posteriormente.
Atualmente temos um módulo de gestão de entregadores que dá acesso a uma tela para cadastrar e gerenciar os entregadores do estabelecimento. Esse módulo de gestão de entregadores não será mais um módulo separado, ele fará parte do módulo de delivery. Quem tiver o módulo de delivery, a partir dessa atualização também terá o módulo de gestão de entregadores.
No Portal, mais precisamente na tela de entregadores, cada entregador irá ter um link.
Esse link deve ser compartilhado para que ele possa acessar a área do entregador.
Além do link, o entregador irá precisar de um código de acesso de 5 dígitos, como mostra a imagem acima. Esse código pode ser alterado na janela de edição das informações do entregador.
Ao acessar o link o entregador irá ver uma página como essa onde ele deve informar o código de acesso.
Ao informar o código de acesso corretamente, o usuário estará na área do entregador que é composta de 3 partes: entregas, histórico e configurações.
Tela de entregas
Na tela de entregas aparecem todos os pedidos com entrega pendente, ou seja, pedidos com os status Em preparação e Saiu para entrega.
Para cada pedido temos o número do pedido, é importante destacar que não é o número interno do pedido. Além disso, se esse número possuir mais de 4 dígitos, apenas os 4 últimos dígitos serão mostrados.
Ao lado do número do pedido temos o nome do cliente e abaixo do nome a data em que o pedido foi feito. Temos também nesse card do pedido o endereço completo do pedido, incluindo complemento e ponto de referência, se informados. Ao clicar no endereço, o mesmo é aberto no Google Maps.
Abaixo do endereço temos o total do pedido seguido das formas de pagamento. Se houver mais de uma forma de pagamento no pedido, o valor pago com cada forma de pagamento também é informado. No caso de pagamento em dinheiro em que é necessário troco, o valor do troco é mostrado.
Ao final do card, temos um indicativo se o pedido já foi pago, com 3 possíveis valores:
Pago: todos os pagamentos estão com o status Pago.
Parcialmente pago: há pagamentos do pedido com status Pago e outros com status Pendente.
Não pago: nenhum pagamento do pedido está com o status Pago.
Ao lado da indicação do pagamento temos uma etiqueta que mostra o status do pedido e por fim, uma indicação sobre a previsão de entrega do pedido. Essa indicação irá aparecer somente nos pedidos que possuem uma previsão de entrega e quando aparecer ele pode ter 3 cores diferentes:
Verde: pedido antecipago com o valor indicando o tempo que falta para o ínicio do intervalo de entrega.
Amarelo: pedido dentro do intervalo de entrega com o valor indicando o tempo que falta para o fim do intervalo de entrega.
Vermelho: pedido atrasado com o valor indicando o tempo decorrido desde o fim do intervalo de entrega.
Todo pedido nesta tela de entregas possui, no canto superior direito do card, um botão de ações. Se o status do pedido for Em preparação, as ações disponíveis serão: Despachar pedido, Copiar endereço e Detalhes do pedido.
Para pedidos com o status Saiu para entrega as opções disponíveis são: Confirmar entrega, Ligar para o cliente, Chamar no WhatsApp (o cliente), Copiar endereço, Detalhes do pedido.
Ao confirmar a entrega do pedido o status do pedido irá para Entregue. Esse é um status novo e por enquanto a única forma de alterar o status de um pedido para ele é pelo link do entregador. Pedidos integrados com a Foody Delivery também vão para esse status quando a Foody avisa o nosso sistema que o pedido foi entregue.
Para pedidos iFood entregues pelo estabelecimento e com o status Saiu para entrega, um outra opção fica disponível: Confirmar entrega no iFood.
Ao selecionar essa opção, será aberta a seguinte tela para que o entrega possa avisar ao iFood que o pedido foi entregue.
O entregador irá precisar do localizar do pedido e nós temos essa informação. Porém por questões de segurança não é possível que o nosso sistema insira ela diretamente no site do iFood. O que fazemos para ajudar é mostrar esse número na parte de cima da tela e também nós copiamos ele automaticamente para a área de transferência, o entregador só precisa colá-lo no campo indicado no site do iFood.
Voltando às ações do pedido, ao clicar na opção de Detalhes do pedido uma janela como mostrado abaixo é aberta com mais informações sobre o pedido.
Se tiver pelo menos um pedido na tela de entregas com o status Em preparação, no final da tela irá aparecer um botão para despachar (mudar o status para Saiu para entrega) de uma vez em todos os pedidos com esse status.
Há duas formas de fazer isso, lendo o QR Code na impressão padrão do pedido ou então informando o número do pedido.
Esse QR Code que sai na impressão é na verdade o QR Code de avaliação do pedido que já existia e que pode ser ativado da seguinte forma.
Na tela de histórico aparecem todos os pedidos do entregador, independente do status do pedido. Nessa tela é possível filtrar os pedidos por data e hora de criação do pedido. É importante ficar atento que é a data de criação do pedido. Temos também um resumo com a quantidade de entregas e o valor total das taxas do entregador no período selecionado e, claro, todos os pedidos do período.
Vale destacar que as taxas mostradas nessa tela são as taxas do entregador e não as taxas de entrega.
Nos cards dos pedidos desta tela as informações são mais resumidas e temos uma informação nova que é a taxa do entregador. Nessa tela não há botão de ações dos pedidos.
Por fim, na tela de configurações temos as configurações de notificações e rastreamento da localização.
Para o correto funcionamento das notificações e rastreamento da localização é preciso autorizar o acesso do nosso site à elas. No primeiro acesso a tela de configuração estará da seguinte forma:
Basta clicar no botão de autorizar nos dois casos e confirmar a autorização na janela do navegador que será aberta.
Se ao invés de confirmar o usuário bloquear o acesso o sistema ficará da seguinte forma, sendo necessário nesse caso a liberação das permissões direto no navegador. O sistema poderá ficar dessa forma também se o navegador do entregador não suportar tais funcionalidade. É recomendado sempre o uso do navegador Google Chrome.
Para as notificações nós usamos Push notifications, para iPhones pode ser necessário adicionar o site à tela inicial para que as notificações cheguem corretamente.
Com relação a localização, ela é enviada de tempos em tempos para o estabelecimento. No momento ela não é mostrada em nenhuma lugar, mas quando for lançada a parte 2 do módulo de gestão de entregas será possível ver a posição de todos os entregadores no mapa.
Pelo fato de usarmos um site e não um aplicativo tem algumas vantagens como:
Facilitar o onboarding do entregador.
Não precisar instalar nada e ocupar espaço da memoria do celular.
Economizar bateria do celular por não rodar em segundo plano.
Poder ser aberto tanto em aparelhos Android como em iOS.
Mas tem a desvantagem do rastreamento da localizar do entregador só ser feito enquanto a tela do link do entregador estiver aberta e o telefone desbloqueado. Porém, sempre que o entregador chegar em um endereço e for confirmar a entrega de um pedido a localização dele será atualizada.
Por fim, em todas as telas, no canto superior direito tem o status do entregador. Se o status for Offline as notificações e o rastreamento da localização são pausados, como mostra a imagem abaixo.
O envio de SMS de verificação de novos clientes não será mais feito pelo Firebase, com isso não haverá mais problema de envio de SMS para estabelecimentos com domínio próprio, não será necessário a liberação do domínio para o envio do SMS.
Vale destacar também que essa opção de envio de SMS para novos clientes não está mais disponíveis para novos estabelecimentos.